Bactérias
- Fanálises

- 31 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Bactérias são organismos procariotos, podendo ser patogênicos ou não, são encontrados em solo, água, corpo humano e ambientes em geral.

Dentre todas as funções, as bactérias têm suma importância na reciclagem de matéria orgânica, fixação de nitrogênio e na produção de antibióticos.
Para a identificação e classificação das bactérias, as mesmas fornecem dados quando examinadas, sendo classificadas: forma, grupamento morfológicos, reações a corantes, motilidade, morfologia colonial, necessidades de ar, exigências nutricionais, atividades bioquímicas e metabólicas, enzimas específicas que o organismo produz, patogenicidade e constituição genética. Sendo assim as cl
Quanto a morfologia celular
As bactérias variam de tamanho, podendo ser esféricas, espiraladas ou em formato de bastões, denominadas coco, bacilo, vibriões e espirilos.

Fonte: Manual do Enem, 2018
Quanto ao grupamento morfológico
Os cocos podem ser vistos isoladamente, ou aos pares, em cadeias, em cachos, grupos de quatro, ou de oito.
Os bacilos ou bastonetes, podem ser curtos ou longos, espessos ou finos, se apresentar de forma isolada, aos pares, em cadeias, em longos filamentos, em ramificação ou empilhados uns aos outros, em paliçada.
- Diplococos (pares)


-Estafilococos (cachos)


Estreptococos (cadeia)


Tétrade (grupos de quatro)


Sarcina (grupos de oito)


Cocobacilos (bacilos curtos) e Bastonetes (bacilos longos)


Wikipedia Encyclopaedia Britannica, 2020
Estreptobacilos (bacilos em cadeia)


Bacilos em paliçada


Quanto a coloração
As bactérias são divididas em dois grupos relação a sua coloração: Gram-positivas e Gram-negativas. As Gram-positivas tem coloração arroxeada e as Gram-negativas tem coloração vermelho alaranjado.


Quer saber mais sobre Coloração de Gram, clique aqui:
Quanto a motilidade
As bactérias são classificadas como móveis e imóveis. A motilidade é possível, graças a presença de flagelos que é classificada da seguinte forma:

1- Monotíquia;
2- Lofotríquia;
3- Anfitríquia;
4- Lofotríquia;
5- Peritríquia.
Quanto a morfologia colonial
A morfologia colonial é identificada nos meios de culturas. São analisados as características morfotintoriais, identificadas através da cor e do aspecto da cultura bacteriana que cresceu em razão do cultivo.
Quer saber mais sobre meios de cultura? Clique aqui:
Quanto a necessidade de ar
Essa classificicação se dá com a relação da bactéria com o oxigênio (O2) e com o gás carbônico (CO2). Em relação ao oxigênio, a bactéria é classificada em um dos cinco principais grupos:
Aeróbios obrigatórios: necessitam de oxigênio para crescer e se multiplicar, uma atmosfera que contenha a concentração de O2 equivalente ao nosso ar atmosférico. Ex: micobactérias;
Aeróbios microaerófilos: necessitam também de oxigênio, mas numa concentração menor do que encontramos no ar atmosférico. Ex: neisseria gonorrhoeae;
Anaeróbios facultativos: aqui se encaixam bactérias capazes de sobreviver na presença ou ausência de oxigênio. Ex: membros da família Enterobacteriaceae;
Anaeróbios aerotolerantes: são bactérias que não requerem O2, crescendo melhor na sua ausência, mas pondendo sobreviver numa atmosfera contendo oxigênio;
Anaeróbios obrigatórios: bactérias que só crescem em ambientes que não contém oxigênio.
Em relação ao CO2, bactérias chamadas de capnofílicas, crescem melhor em laboratórios onde concentrações de gás carbônico são maiores, como por exemplo alguns anaeróbios, espécies de Bacteroides e Fusobacterium.
Quanto às exigências nutricionais
Para o crescimento, as bactérias necessitam de alguns elementos como:
Carbono;
Hidrogênio;
Oxigênio;
Enxofre;
Fósforo;
Nitrogênio;
Potássio;
Cálcio;
Ferro;
Manganês;
Magnésio;
Cobalto;
Cobre;
Zinco;
Urânio;
Vitaminas específicas;
Substâncias orgânicas secretadas por outros microrganismos.
Há alguns microrganismos que necessitam de nutrição especial, denominados fastidiosos. Para eles são utilizados meios especiais enriquecidos.
Quanto às atividade bioquímicas e metabólicas
À medida que se desenvolvem, as bactérias produzem muitos produtos residuais e secreções, enzimas, que permitem a invasão do corpo do hospedeiro por bactérias patogênicas, causando doenças. Existe a capacidade de produção de gases por essas bactérias. Diante disso, são realizados provas bioquímicas, afim de indentificá-las.
Quanto à patogenicidade
Muitas bactérias patogênicas são capazes de causar doenças por possuírem cápsulas, pili ou endotoxinas, capazes de danificar células do nosso corpo e/ou permitirem a resistência das mesmas.
Quanto à constituição genética
Nos laboratórios são realizados testes para a análise de DNA ou RNA, diferenciando-as entre elas.
Referências
Imagem 15: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacillus
Imagem 16: https://www.ufjf.br/microbiologia/files/2013/05/Morfologia-E-Citologia-Bacteriana-2018-BAC1.pdf
ENGELKIRK, Paul G.; DUBEN-ENGELKIRK, Janet. Microbiologia para as ciências da saúde. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 435 p.


Comentários